Back To Top

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5
Escola Básica e Secundária Abel Botelho

METEOROLOGIA

MOODLE AET

PARLAMENTO DOS JOVENS

GABINETE DE PSICOLOGIA

DESPORTO ESCOLAR

PRESSE

CLUBE DA PROTEÇÃO CIVIL

GPS

Diapositivo12.JPG

ESCOLA SOLIDÁRIA

EPSES

O Agrupamento de Escolas situa-se no concelho de Tabuaço, na Região Natural de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Esta Vila, situada a Sul do Rio Douro, é um dos concelhos do distrito de Viseu. Faz fronteira com os concelhos de Armamar, Moimenta da Beira, Sernancelhe e S. João da Pesqueira.

mapadistviseu

 

A população de Tabuaço conta com quase sete mil habitantes repartidos por 13 freguesias: Adorigo, Arcos, Chavães, Desejosa, Granja do Tedo, Longa, Sendim, Tabuaço, União de Freguesias de Barcos e Santa Leocádia, União de Freguesias de Pinheiros e Vale de Figueira, União de Freguesias de Granjinha e Paradela, União de Freguesias de Távora e Pereiro e Valença do Douro, ocupando uma área total de 136 Km2.

mapaconcetab

A economia do concelho, como a de toda a Região Duriense assenta, sobretudo, na agricultura, destacando-se o vinho generoso como produto principal por excelência.
Mas, o Douro não se esgota na vinha, ainda que seja esta a realidade mais visível e a grande impulsionadora das gentes desta região pois, também o azeite e a batata, assim como os cereais, a baga de sabugueiro ou as cerejas de Távora, constituem parte desta riqueza agrícola.
A nível do setor secundário, o comércio, nos últimos anos, tem-se diversificado, bem como a indústria (ainda que incipiente) o que tem trazido alguma riqueza a esta região.
O grave problema com que se continua a debater o concelho, à semelhança de todas as regiões interiores, é o das acessibilidades, em grande parte resultante da fragilidade/precariedade das suas vias de comunicação e da falta de investimentos nestas áreas.
Em termos históricos, refira-se, a propósito, que as terras de Tabuaço foram ocupadas pelo Homem desde tempos remotos, o que é comprovado pelos vestígios arqueológicos encontrados que têm vindo a contribuir para a riqueza histórica e cultural do concelho.

 

(voltar à página principal)

BIBLIOTECA ESCOLAR

BE - CATÁLOGO BIBLIOGRÁFICO

GIAE

CEF - EMPREGADO DE RESTAURANTE E BAR

CP - TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO